Zezinho Barbary liderou o ranking de melhor prefeito do estado e deixa uma missão cumprida

Zezinho Barbary liderou o ranking de melhor prefeito do estado e deixa o exemplo de uma missão cumprida em seu município.

Pagar o servidor público em dias foi sua meta durante os 08 anos de gestão, mas para o prefeito Zezinho Barbary, o mais importante foi tirar Porto Walter de 09 inadimplências, quando assumiu em 2013 e manter em meio às turbulências, o CNPJ da Administração em dias com a Receita Federal, e junto aos parlamentares, agremiar recursos que foram transformados em obras e equipamentos que beneficiam a população.

“Porto Walter é Portanto o primeiro município da região norte que parou de dever precatórios”.

“Além de cumprir com a obrigação de repassar as taxas mensais do INSS, cumpro com a falha dos que me antecederam, pagando a mensalidade do parcelamento negociado para que nossos servidores de jornadas possam se aposentar”. Pontuou.

DESTAQUE RURAL:

Outros destaques da gestão Barbary foi à ampliação e melhoria de acessos aos produtores rurais residentes nos ramais e igarapés, em meio a isso, o incentivo a produção rural com entregas de barcos motorizados, equipamentos utilizados na agricultura familiar, escoamento gratuito da produção rural, apoio as feiras livres com festivais, construção de tanques para ampliar a cadeia consumidora do peixe nas pequenas localidades, ampliação da energia elétrica “para todos”, e distribuição de geradores elétricos para as comunidades de difícil acesso que culminou no êxodo urbano onde o homem trabalhador migrou da cidade para a zona rural.

DESTAQUE NA SAÚDE:

O gestor pontuou os trabalhos desenvolvidos durante os 08 anos na Atenção Básica de Saúde, ponto que culminou no destaque de seu sucessor (técnico de enfermagem que foi Diretor Municipal de Saúde que se tornou secretário da pasta, posteriormente, prefeito eleito com 62,90% da opinião popular). Os itinerantes na zona rural com atendimento médico e distribuição de medicamentos atendiam as necessidades prioritárias dos ribeirinhos com serviços odontológicos, e prescrições médicas, também, a valorização dos profissionais de saúde onde os ACS’s e Agentes de Endemias receberam equipamentos de uso pessoal para o trabalho e transporte, além, do reajuste salarial com a aprovação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos agentes. Pontos positivos para a equipe do NASF que fortaleceu as demandas de trabalho e prevenção que beneficia a saúde, também a equipe de combate à pandemia COVID - 19.

DESTAQUE DA EDUCAÇÃO:

Os pontos relativos da educação se concretizaram na construção, ampliação, recuperação de todas as escolas municipais que foram equipadas, parte delas, climatizadas com ar condicionado, também, instalação de internet gratuita e implantação de água potável. Daí, veio o crescimento pedagógico com as últimas avaliações em pontuações superávits, com avanços de três posições dentre os municípios do Estado. Atribuição dos resultados positivos é vista pelo incentivo aos alunos e professores, que testemunham o mantimento de equipamentos didáticos, fardamento escolar, transporte escolar, merenda em dias e aprovação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores, também, o cumprimento da adesão do Piso Nacional do Magistério aos professores da rede municipal.

“Isso acontece quando investimos os recursos para onde deve ser direcionado, antes do reajuste salarial ao final de cada ano, o restante do FUNDEB 60 era revertido em abono para os profissionais que trabalhavam no exercício do magistério”, pontuou o Prefeito.

DESTAQUE URBANISMO:

O olhar da população contempla o município com novas estruturas que recebeu avanços na infraestrutura, uma cidade limpa, onde os resíduos são endereçados ao novo aterro, agora controlado, mediante o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Saneamento Básico. Conquista da gestão que desobstruiu as margens do aeroporto da cidade que antes, era composto de dejetos e descartáveis.

PONTOS DO ESPORTE/CULTURA:

O destaque de gestão é apreciado nas atividades esportivas e culturais, foram construídos espaços esportivos, inclusive novas quadras poliesportivas e o campo de futebol que reúne a população nas maiores confraternizações esportivas. Já o Festival do Milho se soma ao festival de praia com atividades culturais que reúnem os produtores e visitantes até de outros municípios.

DESAFIOS:

Muitas metas do Prefeito Zezinho Barbary ainda estão pelo caminho, porém, direcionadas pelo atual gestor, por exemplo, a interligação de Porto Walter com os demais municípios do Vale do Juruá.

ATENÇÃO POLÍTICA:

Conclui-se com a parte política, onde a vaidade e as alegações foram desprezadas e a hegemonia do trabalho, da responsabilidade e do compromisso foram assuntos prioritários de uma gestão comprometida em meio aos desafios impostos que foram ameaçados por crises nacionais, e por ocasião de uma pandemia devastadora, mas que não abalou os ânimos do governante do município de Porto Walter.