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Prefeitura suspende licenças por meio de decreto em Porto Walter

  • Foto do escritor: Macson Alves
    Macson Alves
  • 21 de jan.
  • 2 min de leitura

Visando a adequação aos limites de gastos com pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de Porto Walter publicou o Decreto n.º 57/2025, que dispõe sobre a suspensão e concessão de licenças de servidores municipais.


O decreto, assinado pelo prefeito César Andrade, destaca a necessidade de ajustes administrativos para evitar sanções como multas, suspensão de transferências e outras penalidades.


Licenças suspensas


Conforme o Art. 1º do decreto, ficam suspensas, até nova deliberação, as seguintes licenças:


Para tratar de interesses particulares;

Para capacitação e qualificação profissional;

Para servidores atletas em competições;

Para cessão de servidores a outros entes.


Além disso, o Art. 7º determina a suspensão imediata de licenças já concedidas que se enquadrem nesses critérios.


Licenças mantidas


Por outro lado, o decreto assegura a continuidade de licenças relacionadas a serviços militares, afastamento por motivo de saúde, cumprimento de estágio probatório em outro cargo público e situações como maternidade, paternidade e atividade política.


O Art. 4º mantém também as concessões de curtos períodos, como:


Um dia para doação de sangue;

Dois dias para alistamento eleitoral;

Três dias por falecimento de familiares como irmãos, avós ou sogros;

Até oito dias consecutivos em casos de casamento ou falecimento de cônjuge, pais ou filhos.


Férias e outras orientações


No caso das férias, o Art. 5º ressalta que a concessão dependerá de a ausência do servidor não comprometer a administração pública. Caso contrário, serão remarcadas para outro momento. Para as licenças previstas nos Artigos 3º e 4º, será obrigatória a apresentação de documentação atualizada e análise criteriosa por parte das autoridades competentes.


O Decreto n.º 57/2025 já entrou em vigor, com efeitos imediatos, e revoga todas as disposições em contrário.


Assessoria de Comunicação.

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