Prefeitura realiza limpeza dos rios e igarapés

A Prefeitura de Porto Walter vem realizando a limpeza dos rios e igarapés, esses acessos são os ramais do povo ribeirinho.

As comunidades se mobilizam e participam do trabalho de desobstrução que têm todo apoio da Prefeitura onde as ações são determinadas por Zezinho Barbary, prefeito do município.

"Ano passado (2018) foi feito esse trabalho de desobstrução no igarapé Nilo onde tivemos o apoio dos povos indígenas. Esse ano (2019), nossos trabalhos contemplam os moradores do Rio Natal, reivindicação coordenada pelo Vereador Ivo Dias, também estamos fazendo a limpeza do Rio Cruzeiro do Vale, uma solicitação do vereador Rosildo Cassiano. Já a limpeza do Igarapé Cumprindo, também planejada por nossa equipe onde no dia 10 de Agosto fui pessoalmente receber a primeira etapa, concluída da Foz do igarapé Cumprido até a Comunidade Formigueiro, lá participei da festividade do Dia dos Pais (11/08) onde dei Ordem de Serviços para a desobstrução da segunda etapa aos moderadores da Comunidade Bahia que também receberam as despesas em combustível, alimentação e equipamentos que juntos realizam o serviço, fazendo valer nossa parceria". Afirmou o prefeito Zezinho Barbary.

O igarapé Cumprindo, afluente do Rio Juruá Mirim dar acesso aos produtores das comunidades Bahia e Formigueiro.

A intenção da Administração Municipal é desobstruir todos os rios, o problema é que essa limpeza só deve ser realizada no período de curto verão amazônico (de Julho há Setembro) onde a pauzada fica mais visível para ser retirada.

"Os rios que não forem desobistruidos este ano serão contemplados com nossa atenção em 2019". Afirmou o prefeito.

Os ribeirinhos testemunham que todas as demandas em despasas, incluindo motor serra, correntes de serra, combustível, limatão alimentação e etc são destinados por determinação do prefeito Zezinho Barbary.