Prefeitura e DERACRE abrem novo traçado no Ramal Barbary com medidas de preservação desviando TI

Após a visita técnica do IMAC e do DERACRE, realizada em agosto deste ano com o objetivo de fazer o acompanhamento de estudo e levantamento de impacto ambiental para desviar o traçado da Terra Indígena (TI) Jaminawá do Igarapé Preto, a Prefeitura e o Governo do Estado iniciaram nesta Sexta-feira (20), o estudo topográfico para reabrir novo trecho da estrada vicinal que liga Porto Walter com Rodrigues Alves.

A área de incidência da TI será interditada, e a Prefeitura deverá realizar reflorestamento para minimizar os impactos causados pela ação humana, conforme determinação dos órgãos ambientais.

As ações de abertura com maquinário em novo trecho já estão acontecendo, e foram possível graças as tratativas realizadas pelo Prefeito César Andrade junto ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), e ao DERACRE, e pelas tratativas feitas pelo Deputado Federal Zezinho Barbary junto a FUNAI em Brasília.

O Prefeito César Andrade esteve acompanhando a abertura do novo trecho na Quarta (18) e Sexta-feira (20). “Fiz questão de acompanhar a nova abertura, porque sei o quanto esse ramal representa a vontade de sairmos definitivamente do isolamento. Com essa abertura é mais economia, desenvolvimento e geração de emprego e renda”, disse.

Ainda segundo o gestor, próximo ano com a chegada do verão o novo trecho garantirá toda a trafegabilidade necessária. “Uma nova área para a gente seguir esse projeto tão importante. O inverno já está aí, mas estamos abrindo o novo trecho para que próximo ano a trafegabilidade seja de inverno a verão”, enfatizou.

Segundo a Chefe de Meio Ambiente do DERACRE, Leide Silva o Governo e a Prefeitura estão unidos num esforço comum. “Um dos lemas do nosso governador Gladson é encurtar distâncias. Estamos fazendo esse trabalho seguindo as orientações técnicas dos órgãos de fiscalização e controle”, assegura.

Assessoria de Comunicação. Prefeitura de Porto Walter: “Trabalho, um compromisso de todos”.