Porto Walter é o 2° município do Acre que mais avança em educação, atinge resultados e supera expectativa.

O resultado do IDEB de 2019, foi divulgado em sua plataforma na terça-feira (15/09/2020).

“Esse é mais um resultado que conquistamos juntos, obrigado a todos, principalmente as crianças e aos nossos professores”, disse o prefeito Zezinho Barbary.

Foram avaliadas 05 escolas municipais: Manoel Moreira Pinheiro, Venceslau Brás, Otoniel de Souza e Helena Nobre. Com destaque para a Escola Otoniel de Souza, no segundo distrito, que obteve nota 4.6, sendo a maior nota do município. Além disso, a Escola Borges de Aquino da rede estadual também foi avaliada.

O Secretário de Educação, Flávio Borges comemorou o resultado, agradeceu aos promocionais da Educação, em especial aos professores, também ao prefeito Zezinho Barbary que em sua gestão criou o Plano de Cargo Carreira e Salário da Educação, reformou, ampliou as escolas municipais e construiu novos espaços educacionais, além de ser o único prefeito da história do município que pagou abono aos finais de ano popularmente chamado de décimo quarto salário.

O Prefeito Zezinho Barbary disse que a administração busca construir um caminho seguro de aprendizagem para os alunos e agradece aos profissionais da Educação pelo empenho.

SAIBA MAIS – O QUE É O IDEB?

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.