Porto Walter terá primeiro itinerante de saúde indígena da história

Numa ação inédita, a Secretaria de Estado em Saúde do Acre (SESACRE), a Secretaria Municipal de Saúde e o Distrito Especial de Saúde Indígena do Vale do Juruá (DSEI-ARJ), realizarão no dia 11 de junho, o primeiro itinerante de saúde indígena da história de Porto Walter.

Nesta Quinta-feira (25), a Secretária de Saúde, Ana Flávia Melo, recebeu os representantes do Governo do Estado e da SESAI para alinhar as estratégias e discutir o planejamento logístico e operacional para o atendimento que ofertará especialidades médicas como pediatria, infectologia, ginecologia, exames laboratoriais e exames por imagem como endoscopia e ultrassonografia para os povos indígenas.

O Prefeito César Andrade também recebeu a equipe e garantiu total apoio para realizar a ação. “O que tiver ao nosso alcance vamos fazer. Quero que esse atendimento aconteça”, disse.

A Secretária destaca que a ação só será possível, devido às parcerias. “A ação será resultado da preocupação entre as instâncias com a saúde dos povos indígenas. A oferta de exames e especialidades médicas diminuirá a demanda reprimida e fortalecerá a prestação de serviços se somando as ações municipais que realizamos para abranger a todos. Vamos disponibilizar profissionais e espaços”, frisou.

Paulo Roberto, chefe da divisão de atenção à saúde do DSEI ARJ enfatiza a necessidade do atendimento e agradece as parcerias. “A política nacional de atenção a saúde dos povos indígenas preconiza essas ações, e a gente é grato pela parceria do governo e da prefeitura”, disse.

Assessoria de Comunicação. Prefeitura de Porto Walter: “Trabalho, um compromisso de todos”.