Novenário de Nossa Senhora Imaculada Conceição - Porto Walter, dias 29 a 8 de novembro de 2020

APRESENTAÇÃO HISTÓRICA DO NOVENÁRIO DA PADROEIRA DO MUNICÍPIO DE PORTO WALTER

O Município de Porto Walter-Ac, conta com a presença da Igreja Católica Apostólica Romana desde tempos anteriores a sua fundação como município, no dia 25 de junho de 1992.

O Novenário de Nossa Senhora Imaculada Conceição - Padroeira do Município de Porto Walter - AC é um evento religioso realizado pela Paróquia Imaculada Conceição, marcando assim a história do município e trazendo à memória histórica da população a presença missionária da Igreja Católica Apostólica Romana e também como um elemento constitutivo da formação do município nestas terras portowaltenses desde 1938. É também um evento que movimenta a economia do município no período de sua realização, além de marcar cultural e socialmente o cotidiano dos fiéis habitantes e visitantes que acorrem ao município por ocasião da celebração do novenário. O novenário acontece anualmente de 29 de novembro a 08 de dezembro.

O objetivo do novenário é: “Evangelizar, reunir fraternalmente e conscientizar a população de fiéis católicos da necessidade de deixar a fé e os valores do Evangelho penetrarem positivamente a realidade terrena, fazendo desta uma sociedade justa, humana e solidária, conforme o Evangelho de João 10, 10: “ Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância.” O novenário, enquanto evento cultural - na oferta de entretenimento e comércio de barracas com fins lucrativos beneficentes- está aberto a toda a população, indistintamente de confissão religiosa, opção política ou ideológica.

Nossa Senhora Imaculada Conceição – Padroeira de Porto Walter-Ac

“E Maria disse: “ Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua Serva. Eis que, de agora em diante, todas as gerações da terra me chamarão Bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez em mim grandes coisas ”. ( Lucas 1, 46-49)

Nas Sagradas Escrituras, no Evangelho de Lucas 1, 42, se lê: “ Bendita és tu entre todas mulheres da terra, e bendito é o fruto do teu ventre!”. Encontramos aí a saudação do arcanjo Gabriel àquela que foi escolhida pelo Pai todo-poderoso, desde a eternidade, para ser a Mãe do Filho de Deus. Assim, a verdade de fé que proclama a Virgem Maria – Imaculada Conceição - como “ concebida sem a mancha do pecado original” é celebrado oficialmente desde o dia 08 de dezembro de 1854, mas a devoção a Virgem Maria - Imaculada Conceição - esteve presente desde os primeiros séculos do Cristianismo, e os cristãos dos primeiros séculos recorriam a Mãe do Senhor com esta oração: “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém

HINO OFICIAL DA PADROEIRA DE PORTO WALTER-AC

EXULTAI, EXULTAI DE ALEGRIA!

LETRA & MÚSICA: Padre Allan Delon Brandão Cruz

Porto Walter, gentil se apronta,

E a Mãe do Senhor já bendiz!

É dezembro, o povo se encontra,

Em novenário, festa mais feliz!

Exultai! Exultai de alegria! Porto Walter elevai gratidão,

Nosso Deus, Pai no céu neste dia, criou Maria Imaculada Conceição! (bis)

Mãe amável no céu e na terra,

Porto Walter te ama também

E a Jesus, o teu Filho, nos levas

Pois imitamos teu sim! Teu Amém!

Porto Walter gentil e guerreira,

A rezar com fé e devoção

Imaculada, nossa padroeira

Mãe e auxílio de todo cristão!