Defesa Civil monitora zona rural: Cheia já afeta mil famílias

As águas do Rio Juruá continuam a subir, afetando significativamente a vida de mil famílias da zona rural e dos bairros baixos em Porto Walter. O balanço foi divulgado após a Defesa Civil Municipal percorrer o Rio Juruá durante o dia nesta Segunda-feira (26). A situação, que já vinha se agravando, alcançou um ponto crítico, levando o Prefeito César Andrade e o Secretariado a mobilizarem esforços para prestar assistência às comunidades atingidas.

Cerca de 10 famílias foram forçadas a deixar suas casas, buscando abrigo em locais mais elevados e seguros no Alto Juruá. Abrigos temporários foram estabelecidos nas escolas para socorrer os moradores na zona rural.

Além dos danos materiais, a cheia do Rio Juruá está causando impactos nas atividades econômicas locais, como a perca da produção agrícola e a interrupção da pesca.

Segundo o Prefeito, muitas residências foram atingidas pela força do manancial. “Estamos diante de uma situação lastimável, um morador perdeu sua casa, e outras centenas de famílias atingidas. Vamos socorrer quem precisar, levando ações e estendendo a mão amiga da Prefeitura nesse momento difícil. Ninguém solta a mão de ninguém”, disse.

Seu Ari, teve sua residência totalmente danificada, a estrutura de madeira não aguentou a força da correnteza na comunidade. Emocionado ele fala das dificuldades que teve para construir sua casa. “A gente ver nossa casa sendo derrubada pelas águas é triste. Trabalhei de sol a sol para construir, e água vem e leva. É muito triste”, declarou.

O Coordenador da Defesa Civil no município, enfatiza o monitoramento constante. “Estaremos de prontidão, e diante dos danos causados vamos buscar minimizar os impactos e ajudar quem precisa”, informou Manoel Coelho.

Na medição das 18h00min, o nível do Rio já atingiu a cota de 10 metros e 58 centímetros, elevando ainda mais a preocupação da administração pública.

Prefeitura de Porto Walter: “Trabalho, um compromisso de todos”.