top of page
  • Foto do escritorMacson Alves

Profissionais da saúde de Porto Walter recebem capacitação sobre PEP e PReP


A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da diretoria de Vigilância em Saúde, responsável pelo Programa IST/Aids, realizou nesta Terça-feira (18), uma capacitação presencial na UBS Estephan Barbary sobre as profilaxias de Pré-exposição (PrEP) e Pós-exposição ao HIV (PEP). 


O acesso às tecnologias de prevenção que são compostas por medicamentos antirretrovirais, não acontecia em Porto Walter. Por isso, para garantir a qualidade nos serviços de dispensação dos medicamentos foi realizado a formação.


“Pela manhã, realizamos uma capacitação para implantação da PEP, Profilaxia Pós-Exposição ao HIV. Essa é outra tecnologia para prevenção, destinada a pessoas não infectadas, quando houve uma exposição ao risco de infecção pelo HIV, diante de uma falha na prevenção, por exemplo, rompimento do preservativo ou não uso dele e também nos casos de acidentes com material biológico como instrumentos perfurocortantes”, explicaram os formadores.


Dentre as principais recomendações levadas aos profissionais presentes na capacitação, ressalta-se a importância da identificação de usuários do serviço que possuam o perfil para utilização da PrEP.



“Quem deve tomar a PrEP são aquelas pessoas que estão em constante exposição ao risco do HIV, por não utilizarem o preservativo em suas relações sexuais. Além disso, para ter acesso a PrEP é preciso fazer teste de HIV, pois, o medicamento é destinado a pessoas soronegativas, o teste deve ser feito pelo menos sete dias antes da utilização do medicamento. A testagem será realizada toda vez que for feita a retirada da PrEP nas unidades de saúde.


A Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Jamila Ferreira destaca a importância do evento. “Nossos profissionais devem estar em constante evolução na aquisição e atualização de conhecimentos, e a Secretária de Saúde Ana Flávia Melo não tem medido esforços em parcerias com o estado para que ações como essas aconteçam. Nossos profissionais agradecem”, enfatizou.


Assessoria de Comunicação.

Prefeitura de Porto Walter: “Trabalho, um compromisso de todos”.

Comments


bottom of page