Prefeitura já realiza mais uma saúde itinerante na zona rural

Após concluir o primeiro itinerante no Alto Juruá, desde a pandemia, a Prefeitura de Porto Walter enviou nesta Quarta-feira, 02, profissionais de saúde para o Rio Juruá Mirim ofertando serviços de saúde. De acordo com Erasmo Sales, Secretário de Saúde, a iniciativa atende a uma solicitação do Prefeito Zezinho Barbary que pretende descentralizar os serviços, prestando assistência necessária para que as pessoas sejam atendidas na própria comunidade. O trabalho é realizado pelas equipes do PSF Ribeirinho.

Os pacientes passam por triagem, com consulta médica, de enfermagem com entrega de medicamentos. Os profissionais ofertam pré-natal, aferição de pressão, troca de receitas especiais, e planejamento familiar, além de outros atendimentos conforme demanda de cada localidade.

“Essa ação é fundamental para minimizar os efeitos da pandemia e manter a assistência prestada à população do interior. Neste momento de isolamento social definimos estratégias para evitar que as pessoas se dirijam às unidades de saúde sem necessidade, por isso enviamos os profissionais”, enfatizou o prefeito Zezinho Barbary.

Na última semana, o trabalho foi realizado no Beiradão do Alto Juruá contemplando diversas localidades e atendendo cerca de 700 pacientes. De acordo com a Secretaria a ideia é prestar assistência em toda zona rural. O órgão informa que a população deve aguardar o atendimento, pois as equipes seguem um cronograma de ação.