Porto Walter recebe equipe da FIOCRUZ para estudo e eliminação de Tracoma

O município de Porto Walter foi escolhido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para integrar as cidades que abrigarão os estudos da pesquisa “Inquérito de Prevalência para Eliminação do Tracoma”.

Os profissionais já estão no município realizando o levantamento efetuando exames, onde na Terça Feira (17) o Secretário de Saúde, César Andrade esteve na Comunidade Besouro acompanhando as ações. Além da Comunidade Besouro, as localidades do Grajaú, Foz do Natal e Vitória receberão os profissionais que estão divididos em equipes.

Conforme o projeto que foi apresentado ao Secretário de Saúde, o estudo irá proporcionar a realização de exames para diagnóstico e tratamento do tracoma.

“Todos os casos identificados serão informados para Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. A medicação para o tratamento será fornecida pelo Ministério da saúde. Não é necessário marcar os exames, pois o mesmo é realizado na hora e o paciente já recebe o resultado. Serão tratados todos os moradores de domicílios onde forem identificados casos de tracoma inflamatório, folicular e intenso (TF/TI)”. Explica Nicolau, supervisor.

O QUE É?

O Tracoma é uma doença causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. É uma afecção inflamatória ocular crônica. As lesões resultantes do atrito podem levar a alterações na córnea, causando cegueira.

Assessoria de Comunicação. Matéria escrita por Macson Alves.