Porto Walter realiza ações na semana nacional de prevenção á gravidez na adolescência

As atividades aconteceram nos dias 04, 05, e 07 de Fevereiro com palestras realizadas no Centro de Referência de Assistência Social CRAS, na Unidade de Saúde Maurício Pinheiro de Oliveira, e o encerramento se deu na Quadra Cecília Bezerra dos Santos com um torneio esportivo.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência instituída pela lei 13.798/19, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência de gravidez na adolescência.

As ações foram realizadas por profissionais da Saúde, do CRAS, Conselho Tutelar e CMDCA.

A Enfermeira Daiane abordou temas sobre as formas de prevenção, tanto da gravidez indesejada, quanto das doenças sexualmente transmissíveis, além dos riscos dentre outros problemas que podem ocorrer a uma adolescente grávida.

A Psicóloga Nayrane Teles pontuou que a Gravidez na adolescência aumenta a evasão escolar.

Segundo a Assistente Social Ellen Ketyli Leite Gualberto, este é um assunto muito relevante para ser abordado por toda sociedade e deve ser tema nas escolas, unidades de saúde, bem como nos serviços de assistência social, pois dados comprovam que a cada cinco bebês que nascem no Brasil, um é de adolescente. “Além de ser um problema de saúde, por conta da gestação precoce". Finalizou .