• Prefeitura Porto Walter

Em Porto Walter diagnóstico da covid-19 será feito por exames laboratoriais

Para permitir com maior agilidade e eficiência a detecção e o diagnóstico da Covid-19, a Prefeitura de Porto Walter através da Secretaria de Saúde ofertará a partir desta Segunda-feira, 17, a realização de exames laboratoriais para acelerar no diagnóstico de pacientes com suspeitas de infecção por coronavírus. Os exames serão feitos no laboratório CITOLAB.

De acordo com o Prefeito, a alta procura de testes rápidos tem dificultado a realização de ações para evitar a rápida propagação da doença.


“Não é tempo de especulações e nem de esperas, mas sim de ações concretas. Não podemos esperar de 20 a 30 dias para termos testes rápidos. O diagnóstico é essencial para termos ideia do grau que a pandemia está na cidade. Por isso, contratamos o laboratório, que inclusive já iniciou os trabalhos nesta Segunda-feira, para agilizar a realização destes exames”, disse o Prefeito Zezinho Barbary.


Com os resultados em 24 horas, a testagem deverá ocorrer em pessoas que tenham sintomas da infecção respiratória causada pelo novo coronavírus há, no máximo, 12 dias. Necessita ter passado por consulta médica, conforme explica o Secretário de Saúde, Erasmo Sales.


“Os profissionais da Unidade Sentinela vão analisar os sintomas dos pacientes e caso entendam necessário vão notificar os casos e encaminhar para a realização do exame. A coleta do material para o teste será feita no laboratório. Os pacientes receberão os resultados dos exames em até 24 horas”, informou.


Erasmo, diz que só devem procurar unidades de urgência, pacientes que estejam com dificuldades respiratórias, além dos sintomas gripais. Outros casos de sintomas leves e moderados, os pacientes devem procurar a Unidade Sentinela, onde a equipe disponibiliza 30 fichas diárias.


Assessoria de Comunicação.

0 comentário