Em Porto Walter órgão de saúde se reúnem para debate sobre o transportes fluviais

Em Porto Walter órgão de saúde se reúnem com proprietários de embarcações e discutem e flexibilização do transporte de passageiros.

Uma reunião realizada no Gabinete do Prefeito na manhã desta quarta-feira, 15, com a presença dos Secretários, Erasmo Sales (Saúde), Donicélio Nunes (Gabinete), do Presidente do Conselho de Saúde (Macson Alves), do Coordenador da Atenção Básica (Alex Gaspar), e de Genice Araújo (do comitê) com os proprietários e representantes das empresas de transportes fluviais, serviu para pactuar a flexibilização e a retomada dos serviços de transporte de passageiros interrompidos pela infecção do novo coronavírus em Porto Walter.

A reunião registrada em ata teve as recomendações do Prefeito Zezinho Barbary e com orientações da Procuradoria Jurídica do município.

As embarcações (lanchas e barcos) poderão transportar passageiros desde que cumpram critérios como a oferta de álcool em gel na embarcação, que seja obedecido o distanciamento entre os viajantes, e os passageiros e tripulantes devem usar máscara durante o percurso da viagem. Todos os passageiros antes do embarque e desembarque passarão por triagem. Além disso, os barcos poderão transportar apenas 10 passageiros por embarcação. Já as lanchas, podem operar com número reduzido de clientes, e as viagens serão em escalas, sendo um dia da semana para cada empresa do ramo que opera nos trechos de Porto Walter x Cruzeiro do Sul; Cruzeiro do Sul x Porto Walter.

O Secretário de Saúde assegurou que profissionais realizarão a triagem dos viajantes e as empresas fornecerão listas diárias de passageiros para que sejam monitorados.

“Nossas equipes continuarão atentas. E durante a flexibilização intensificaremos nossas ações e avaliaremos a curva de infecção em nosso município”, disse Erasmo Sales.

Caso os acordos registrados em ata sejam descumpridos, serão aplicadas sanções como a suspensão de viagens durante a flexibilização.