Durante a quarentena equipe de Assistência Social realizam Curso online de aperfeiçoamento

Durante o período de quarentena a Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Walter realiza curso on-line com equipe do programa criança feliz

A equipe do Programa Criança Feliz de Porto Walter, participou nesta sexta (17) de um curso básico online com duração de 20 horas. Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Marinete Ferreira, a iniciativa surgiu do Ministério da Cidadania, em parceria com o município. O Curso foi realizado no CRAS Vera Lúcia, e executado pela supervisora do Programa Maiany Rosas. O curso foi direcionado a todos que trabalham no âmbito do programa Criança Feliz, a capacitação qualifica os profissionais com orientações planejadas de suporte as famílias durante o período de pandemia. "Por atenderem crianças e gestantes, é de grande importância que as visitadoras sejam preparadas para lidar com diferentes situações". disse a secretária.

Um dos destaques do Curso é destinado à primeira infância: multiplicadores, supervisores e, em especial, visitadores. É uma formação preparatória para os participantes que vão cursar os módulos presenciais do Guia para a Visita Domiciliar (GVD) e do método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC). O Curso Básico do Programa Criança Feliz tem o objetivo de disseminar os conhecimentos fundamentais, além de nivelar as informações para os participantes que realizarão os módulos presenciais. Tem o total de 20 horas, composto em 10 aulas que abordam os seguintes tópicos: Bases legais do PCF; Pilares do PCF; Componentes do PCF; Modelo de Governança e Responsabilidade dos Entes/Comitê Gestor; Intra e Intersetorialidade e o trabalho em rede; Diagnóstico Territorial e Planejamento; A Acolhida das Famílias e o Uso dos Instrumentais do PCF; A Visita Domiciliar; O Papel do Supervisor e do Visitador e O Prontuário Eletrônico do SUAS.