• Macson Alves

Deracre inicia levantamento arqueológico para estrada Porto Walter - Rodrigues Alves


Sendo necessário para avançar mais um passo na ligação entre os municípios de Porto Walter/Rodrigues Alves, o Departamento de Estrada de Rodagem, Infraestrutura, Hidroviária e Aeroportuária do Acre (DERACRE) através do Núcleo de Meio Ambiente iniciou nesta Quarta-feira (29), a pesquisa arqueológica da região onde está sendo projetada a abertura do Ramal Barbary.


Profissionais do DERACRE sendo recebidos em Porto Walter


Os arqueólogos irão realizar uma pesquisa minuciosa com prospecção em superfície e subsuperfície, coletando dados e fazendo a análise de solo. Os trabalhos serão coordenados pela Arqueóloga Franciele Silva, que explica esse processo.


“É uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e faz parte do licenciamento ambiental, para verificarmos os impactos e evitarmos prejuízos ao patrimônio da região. Nossa intenção é saber se há indícios de vestígios arqueológicos ou se houve alguma ocupação na região”, enfatiza.





Segundo a equipe após a apresentação e aprovação do relatório de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico será dado início a abertura do acesso que deve ser feita pela Prefeitura com o apoio do Governo do Acre.


A equipe foi recebida nesta Terça-feira (28), pelo Prefeito em exercício, Guarsônio Melo, e pelos Secretários, Donicélio Nunes (Gabinete), e José Maria Branco (Obras), e pela vereadora Cleide Silva, representando o poder legislativo.


“Nossa gestão e o Governo do Acre anseia para que essa obra seja realizada o mais breve possível. Esse trabalho começou com o ex-prefeito Zezinho Barbary, e agora César e eu daremos continuidade, inclusive com os ajustes que se fizerem necessários para esse pré-projeto sair do papel”, destacou o Prefeito em exercício, Guarsônio Melo.


Assessoria de Comunicação.

Matéria escrita por Macson Alves.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo